Páginas

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Literatura em Cordel

 Migração do meu sertão


Hoje quero lê falar
uma rima bem bonita
De pessoas que eu vi
feito aquela Carmelita
Menina desenrolada,
arretada esteticista
Que vivia no sertão
feito Maria bonita

O sertão é tenebroso,
coisa ruim de se viver
Por isso Carmelita,
se danou logo a correr
Ela com suas trouxas
presa em cima da cabeça
Fez prece ao santo
para que algo aconteça

Ela disse: Seu menino,
venha logo socorrer
Todo esse povo da seca
que nada deixa crescer
Pelo menos manda chuva
por favor me obedeça
Me tire essa angustia
antes que eu enlouqueça

Com 8 filhos do lado,
todos com muita fome
Sempre educou eles
sem precisar de homem
Apesar de não mudar 
o clima do meu sertão
Vi esperança raiar
dentro do seu coração

Carmelita era persistente
Mulher forte, batalhadora
No sertão lhe faltava tudo
Por isso buscou melhora
Seu Santo não respondeu
E os filhos suplicavam
Ou eles passavam fome
Ou todos juntos migravam

Não havia outra opção
A resposta não chegava
Já com as trouxas na cabeça
Todos juntos se mudaram
Lá ia então carmelita
Com os 8 filhos do lado
Na carroça de um caminhão
Todos juntos sentados

A viagem foi demorada
Mas uma hora ela chegou
Admirada com o que viu
Abriu a boca e falou:
“Meu santinho que cidade grande
Nunca vi algo assim
Tenho que tomar cuidado
Se não me perco aqui”

Os seus filhos nem lembravam

Que um dia sentiram dor
Ficaram todos assustados
Quando viram um elevador


Com os olhos arregalados

Falaram " nossa que bonito"
Que algo interessante
Esse treco esquisito

Em um predio muito alto

Com uma vista bem bonita
Logo logo conseguiu
Um emprego Carmelita

Quando conseguiu seu emprego

Soube logo o que fazer
Comprou coisas deliciosas
Para seus filhos comer
Quando conseguiu seu emprego
Soube logo o que fazer
Comprou coisas deliciosas
Para seus filhos comer

Era tudo muito novo 
Por isso ela se assustou 
Mas com o passar do tempo 
Carmelita se acostumou 
Conseguiu Arrumar um emprego 
E assim sustentar os seus filhos
Mesmo não estando em seu Sertão 
Ela tenta viver sorrindo


Nenhum comentário:

Postar um comentário